quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ACEFAMA

História
Sentindo a necessidade de ajudar os pacientes e familiares que procuravam o Hospital Santa Marcelina para a realização de Transplantes de Medula Óssea, muitos deles oriundos de outras regiões brasileiras, sem parentes em São Paulo e, portanto não tendo onde ficar, carentes de recursos financeiros e de atenção, foi que algumas pessoas, membros dos Leigos Marcelinos e da Comunidade local se reuniram, no dia 31 de julho de 2000, no Anfiteatro do hospital com o objetivo de formar uma associação que pudesse dar abrigo e acolhimento a estes pacientes e acompanhantes, durante todo o tempo do tratamento. 

Benção do terreno no ano de 2000
Nascia então a ACEFAMA (Associação “Casa de Emaús” da Família Marcelina) que um mês após a realização da assembléia teve a oportunidade de adquirir um terreno, já com uma singela casinha de quatro cômodos, graças à colaboração do então Governador de São Paulo, Dr. Mário Covas, de Ir. Maria Thereza Lorenzzoni, superintendente da Casa de Saúde Santa Marcelina e dos Leigos Marcelinos.



 Nossa Senhora de Lourdes
O passo decisivo tinha sido dado e aos 18/02/2001, às 10h, sob um clima de oração e de muita esperança aconteceu a tão sonhada inauguração, contando com a presença dos representantes da Comunidade, Religiosos, Leigos Marcelinos e algumas Autoridades Governamentais.
Devido à crescente demanda de pacientes surgiu a necessidade de adaptação e ampliação dos locais. Iniciou-se então, através de doações entre as quais se destacou a generosa contribuição do Dr. Antônio Ermírio de Moraes, a obra que na oportunidade teve sua planta ampliada, totalizando 12 suítes, um refeitório, uma sala de estar, uma nova cozinha, área de serviço, lavanderia, uma capela, uma gruta de Nossa Senhora de Lourdes e um jardim externo, bastante aconchegante.

   
Finalmente, aos 08/03/2002, ocorreu a solene inauguração das novas instalações, contando com a presença dos pacientes e familiares, os mesmos amigos e colaboradores de sempre e algumas autoridades governamentais.
A Casa de Emaús, como o próprio nome lembra que os discípulos descobriram no peregrino a presença de Jesus. É Jesus que é acolhido na pessoa do que vem de longe necessitado de auxílio e amparo para tratamento. 



Rumo aos 10 anos....

Um comentário:

  1. Olá Amigos do CLAMAR!
    Quero aproveitar esta oportunidade para lhes desejar muita paz e uma santa Páscoa do Senhor.
    Grande abraço,

    Anderson Sj

    ResponderExcluir